sábado, junho 29, 2013

Comentários Eleison: Autoridade Estropiada II

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCXI - (311) - 29 de junho de 2013



AUTORIDADE ESTROPIADA  II

Mais uma vez estou sendo pressionado por um valente participante da “Resistência” Católica atual para colocar-me à frente dela. A razão apresentada continua a ser que eu sou o único bispo a ainda tomar qualquer parte deste movimento de oposição ao colapso interno da Fraternidade São Pio X. Mas Deus deu o último suspiro da autoridade da Igreja ao Arcebispo Lefebvre, autoridade da qual seus sucessores tem cruelmente abusado. Por que Ele daria isso de novo? A crise da Igreja avançou bastante entre a década de 1970 e a de 2010. Sob o risco de enfadar a muitos de vocês, aqui estão os principais argumentos da boa alma, com respostas que eu proponho a qualquer um, mas não imponho a ninguém.

1 A vasta diversidade de opiniões entre os sacerdotes da Resistência confunde os leigos.
* Mas controlar opiniões requer autoridade (veja acima). E talvez os católicos mereçam ser confundidos após tantos terem seguido cegamente o Vaticano II, e estarem agora cegamente seguindo a FSSPX. Talvez Deus tenha tido o bastante de obediência cega. Talvez ele queira que os católicos usem suas cabeças e pensem por si mesmos, e não apenas “obedeçam” cegamente, como um caminho preguiçoso para o Céu.

2 Em particular há confusão sobre qual o momento de pular do barco, ou seja, deixar de ir às Missas da FSSPX.
* Mas por que uma opinião deveria servir para todos os casos? Todos os tipos de diferentes circunstâncias podem estar contidos em tal pergunta. Reconhecidamente, ficar com a FSSPX em seu atual falso curso envolve um perigo real de ir gradualmente deslizando, mas as almas precisam de sacramentos, e isso não significa que todos os sacerdotes da FSSPX sejam traidores. Na França, recentemente, a primeira edição de um livro de 300 páginas, contendo 90% de citações do Arcebispo Lefebvre, foi vendida em duas semanas. Ele foi elaborado por um padre da FSSPX, o Padre François Pivert. Isso é um sinal positivo de esperança. Deus o abençoe!

3  O atrito entre os padres da Resistência pode fazer com que a Resistência se autodestrua.
* Sempre houve, e sempre haverá, atritos pessoais entre sacerdotes. Atrito doutrinal é muito mais grave. Foi a fidelidade doutrinal que principalmente manteve a FSSPX unida até agora, e é a infidelidade doutrinal que está agora a destruindo. É a fidelidade doutrinal que irá garantir nossa única Fé, que é a base de tudo o que vai sobreviver do Catolicismo na Igreja, ou na FSSPX, ou na “Resistência”.

4 Não existe Igreja sem um líder ou hierarquia. Deus nos quer organizados.
* Normalmente, de fato não existe Igreja sem líder ou hierarquia, mas o homem moderno criou uma situação anormal. Enquanto o centurião pagão nos Evangelhos (Mt.VIII, 6-10) tinha um senso natural de como comandar e como obedecer (os dois andam juntos), o homem “democrático” tem, em nome da liberdade, voluntariamente desaprendido como fazer um e outro. Esses comandos arbitrários e excessiva obediência estão atualmente destruindo a FSSPX, como eles têm destruído em grande parte a Igreja mainstream. Isso acontece porque tanto aos governantes quanto aos governados faltam o senso e o amor àquela verdade objetiva que está cima de ambos, e que, quando atendida, não tem dificuldade em harmonizar a autoridade e obediência deles. Talvez Deus queira que busquemos doutrina em vez de organização.

Concluindo, essa excepcional provação da Igreja irá durar o quanto Deus necessitar que dure para a purificação de Sua Igreja. Enquanto isso, no início do século XXI, parece-me que para ser justo não resta muita palha católica para fazer um tijolo católico como a FSSPX do fim do século XX. Paciência. Deus tem os Seus caminhos. É a Sua Igreja, e Ele está cuidando dela. Paciência.

Kyrie Eleison