sábado, abril 12, 2014

Comentários Eleison: Turnê Francesa

Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCLII (352) - (12 de abril de 2014):

TURNÊ FRANCESA

            Mais boas notícias, desta vez da França. Novamente virão em pouca quantidade, mas com muita qualidade. Um pequeno grupo de bons sacerdotes está a se reunir e a tomar medidas a fim de assegurar que a Fé continuará a ser defendida conforme as linhas estabelecidas por Monsenhor Lefebvre, evitando o sedevacantismo, à direita, e o conciliarismo – em cima. O QG da FSSPX seguirá a desarmar seus seguidores, enquanto um restante de felizes sacerdotes continuará a se fortalecer com a verdadeira religião, enquanto aguarda a próxima etapa, a de sua perseguição.
           
            Foi isso o que observei em minha quarta turnê de palestras iniciadas no último outono nos centros na França, onde os leigos estão interessados na doutrina antiliberal dos Papas católicos desde Pio VI (1717-1799) até Pio XII (1876-1958). Essa doutrina não era nova, mesmo no início do século e meio no qual foi explicitada. Ela era apenas aquela parte particular do ensino atemporal da Igreja que precisava ser atualizada desde o momento em que a ordem social cristã do século XV foi solapada e suplantada pela Revolução Francesa de 1789.

            Essa Revolução foi o liberalismo maçônico em guerra contra Deus, visando a derrubar o trono e o altar. Desde então os tronos católicos passaram a ser virtualmente derrubados pela “democracia”, enquanto os altares católicos foram virtualmente derrubados pelo Vaticano II por meio da conversão à religião do homem concretizada pelo Concílio. Monsenhor Lefebvre, contudo, apegando-se à religião de Deus, desejava que seus seminaristas estivessem completamente familiarizados com a doutrina contrarrevolucionária da Igreja a fim de saberem como manter a sua posição católica no meio de um mundo liberal. Segue-se que os colegas leigos católicos que vêem como a Fraternidade Sacerdotal São Pio X de Monsenhor vem sendo astuciosamente transformada em uma Neofraternidade, estão interessados nas Cartas Encíclicas dos Papas dos 150 anos anteriores ao Vaticano II. Na primeira de minhas quatro turnês de palestra houve cinco paradas. Na última, entre o fim de março e início de abril, houve nove, e existe o risco de surgirem mais convites. Mais e mais colegas leigos franceses estão acordando para o modo como a Fraternidade vem sendo induzida ao erro.

            Infelizmente, são muitos os sacerdotes da FSSPX que continuam fascinados por um tal mestre da sedução perdido em seu sonho mundano. Encontrei alguns deles nessa última turnê. Eles são, sem dúvida, bons homens, têm sido bons sacerdotes, têm seus olhos abertos e vêem muitas coisas; mas quando voltam a ser expostos àquele sedutor, sua visão é ofuscada e sua vontade é inibida. O verbo grego “diaballein”, de onde vêm as palavras “diabólico” e “diabo”, significa: virar de cabeça para baixo, cair em confusão.
           
            Esses sacerdotes confusos contrastam com a meia dúzia mencionada acima que está a ver claramente e a tomar atitudes em relação ao que vêem. A tensão pela qual eles foram torturados enquanto tentavam se manter leais aos líderes diabólicos é coisa do passado. Eles estão serenos, e felizmente se puseram a fazer planos para dar continuidade ao trabalho de Monsenhor Lefebvre. O Padre de Mérode, ordenado há muitos anos, e que decidiu deixar a FSSPX, comprou uma casa em Lourdes e está comprando outra no sudoeste da França. Elas servirão de base para um apostolado das muitas almas interessadas na região, e como refúgio para padres que precisem de um lugar para se restabelecer. Eu posso acrescentar que encontrei uma alma venerável em Lion que está oferecendo um estúdio seu naquela cidade para qualquer sacerdote que, semelhantemente, esteja procurando por um teto. Também a Casa da “Resistência” em Broadstairs, na Inglaterra, já está aberta e pode receber a visita de sacerdotes. Um já esteve por lá. Discrição garantida.

Mesmo de fora, Monsenhor, de tua Fraternidade desviada,
Tua nobre obra segue fiel ao intento pelo qual foi criada.

Kyrie eleison.