sábado, junho 14, 2014

Comentários Eleison: Bravos Sacerdotes

    
 Comentários Eleison – por Dom Williamson
CCCLXI (361) (14 de junho de 2014): 

BRAVOS SACERDOTES

                        Como muitos de vocês saberão, o Pe. Fernando Altamira é um jovem sacerdote argentino da Fraternidade Sacerdotal São Pio X que está a trabalhar em Bogotá, capital da Colômbia, na América do Sul, e que muitos meses atrás assumiu uma postura clara e pública contra a traição da Fé e da Fraternidade de Monsenhor Lefebvre por parte de Dom Fellay e seu time em Menzingen, na Suíça. Ao abandonar o priorado da Fraternidade para fundar uma paróquia alternativa próxima, o Pe. Altamira foi seguido por grande parte de seus paroquianos.  Como pude observar em meados de abril, ele é um sacerdote piedoso, inteligente, trabalha duro e é muito popular. Mas, como recompensa, está sendo “excluído” da FSSPX.

           Ele escreveu a Dom Fellay em protesto, alegando que sua “exclusão” era inválida. Enviou uma cópia de seu protesto muito bem argumentado a um sacerdote veterano da FSSPX que está bastante ciente do modo como o mundo moderno funciona para que se venha a ser enganado por Dom Fellay. Aqui estão os sábios comentários desse sacerdote, o Pe. Jean-Michel Faure:

            “Está claro que existe um problema na Fraternidade Sacerdotal São Pio X. Os liberais assumiram o controle, e querem ser integrados na estrutura da Roma modernista. Para isso, como disse o Pe. Pfluger, pretendem expulsar todos os antiliberais que se oponham à essa Operação Suicídio. Representam uma prova a mais do reconhecimento em curso da FSSPX por Roma, as igrejas que certos bispos da França têm oferecido a Dom Fellay, como aquela para a Missa de Réquiem do Pe. Lagneau, aquela para a Missa de Júbilo do Pe. Marziac, a Basílica de Lourdes para várias ocasiões, aquela para as Confirmações na Córsega, e por aí vai.

            O segredo é o modo de operar digno de um político liberal que pretende levar seus eleitores a um objetivo diretamente oposto ao que ele havia se comprometido para conseguir ser eleito. Por uma série de declarações ambíguas habilmente expostas gradualmente para avançar pouco a pouco, o político faz com que a grande maioria de seus seguidores aceite uma resolução contrária àquela da qual eles estavam convencidos no início. Isso é engano maquiavélico, mentira e hipocrisia, pura e simples. Para o Superior Geral, o fim justifica os meios, e para atingir esse fim, ele não hesita em tomar repetidamente posições condenadas por Monsenhor Lefebvre. O que diria Monsenhor dele e de seus dois assistentes? Que são idiotas, infantis, ingênuos e desobedientes, que estão levando a Fraternidade a cometer suicídio, e que estão traindo o combate pela Fé. E eles entregarão nas mãos dos modernistas em Roma os frutos de tanta generosidade e de tantos sacrifícios oferecidos pelos fieis.  

            Os modernistas em Roma nunca modificaram suas exigências de que nós aceitemos o Concílio Vaticano II e a legitimidade da Nova Missa. Em 1975, o Diretor e os professores de Écône aconselharam Monsenhor a aceitar o Concílio com o fim de salvar a Missa, e acabaram por se rebelar e sair do Seminário em agosto de 1977. Atualmente, os três líderes em Menzingen irão até onde for necessário para que seja aceita a legitimidade da Missa Luterana. Como dizem os três, a relutância da Fraternidade em avançar nos torna muito chatos para os nossos “novos amigos em Roma”, ao  mesmo tempo em que esperar pela conversão de Roma não é algo realista – eis a sua opinião. De modo seguro e certo, só Deus pode limpar essa situação, que é completamente diferente da situação da Igreja quando foi reformada por São Pio V. Como o capitão do Titanic, Dom Fellay e seu quartel general trarão à Operação Suicídio da Fraternidade uma conclusão bem-sucedida. Líderes cegos de cegos. Porém, quem não está cego deve resistir a esse suicídio e guardar a Fé”.

            Se ao menos a Fraternidade tivesse mais sacerdotes tão lúcidos e corajosos como o Pe. Altamira e o Pe. Faure!

Kyrie eleison.


Como precisamos, enquanto causam destruição os liberais revoltosos,
De sacerdotes lúcidos que, em suas palavras e ações, sejam suficientemente corajosos!