segunda-feira, maio 23, 2016

Comentários Eleison: Sentimentos Doutrinais

Comentários Eleison - por Dom Williamson
CDLXII (462)- (21 de maio de 2016)
Sentimentos Doutrinais
Demos graças a Deus pelas mulheres dispostas a por Cristo a sofrer.
Elas são Seu escudo, para de Sua ira nos proteger.
Parece que o “Comentário” da semana passada (CE 461) não foi do agrado de todos. Os leitores podem ter adivinhado que o autor anônimo da longa citação tinha o mesmo sexo que as também citadas Santa Teresa de Ávila (“sofrer ou morrer”) e Santa Maria Madalena de Pazzi (“sofrer e não morrer”), e a citação anônima pode ter parecido excessivamente emocional. Mas o contraste com os sentimentos do Papa Bento citados na semana anterior (CE 460) foi deliberado. Enquanto o texto do homem mostrou sentimentos governando a doutrina, o texto da mulher mostrou a doutrina governando os sentimentos. É melhor, obviamente, a mulher colocando Deus em primeiro lugar, como Cristo no Horto do Getsêmani (Pai, afasta de mim este cálice, mas não conforme a minha vontade...), do que o homem colocando os sentimentos em primeiro lugar e transformando a doutrina e a religião católicas na religião conciliar.
O surpreendente contraste destaca que a primazia de Deus significa que a doutrina vem primeiro, enquanto que a primazia dos sentimentos significa que o homem vem primeiro. Mas a vida não se trata de evitar o sofrimento: se trata, sim, de alcançar o Céu. Se, então, eu descreio em Deus e adoro a Mamon (Mt. VI, 24), não crerei em nada além da vida, e pagarei por mais e mais drogas caras para evitar o sofrimento nesta vida, já que não há outra. Assim, as “democracias” ocidentais criam ruinosos Estados de bem-estar, um atrás do outro, porque a maneira mais segura de um político “democrático” ser eleito ou não é tomar uma posição contra ou a favor da medicina gratuita. O cuidado com o corpo é tudo o que resta na vida de muitos homens que não têm Deus. Assim, o secularismo arruína o Estado: “Se o Senhor não edifica a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl. CXXVI, 1), enquanto que “Feliz o povo cujo Deus é o Senhor” (Sl. CXLIII,15). A religião governa a política e também a economia: qualquer falsa religião, para seu mal; a religião verdadeira, para seu bem.
Na base de sua entrevista de outubro (CE 460), Bento poderia ter respondido: “Sim, mas que utilidade tem uma religião na qual creem cada vez menos pessoas? No homem moderno, a religião católica de todos os tempos perdeu a capacidade de ser confiável. A doutrina de ontem pode ser verdadeira o quanto for, mas que utilidade ela tem se não fala ao homem como ele é hoje, onde ele está hoje? A doutrina é para as almas, mas como posso falar ao homem contemporâneo sobre o sofrimento redentor ou sobre a Redenção, quando o sofrimento não tem sentido para ele? O Concílio foi absolutamente necessário para refundir a doutrina em uma forma inteligível para os homens tais como eles são hoje”.
E para esta posição implícita na entrevista de Bento, eis uma possível resposta: “Sua Santidade, a doutrina é para as almas, sim, mas para salvá-las do castigo eterno, e não para prepará-las para ele. A doutrina consiste em palavras, as palavras expressam conceitos, os conceitos vêm, em última instância, de coisas reais sendo concebidas. Sua Santidade, Deus, a alma imortal do homem, a morte, o Juízo e a inevitabilidade da salvação ou a condenação eterna são realidades externas à minha mente? Se são realidades independentes de mim, alguma delas mudou desde os tempos modernos? E se nenhuma delas mudou, absolutamente, então as doutrinas que as expressam não expressam também, junto com a doutrina do pecado original, um perigo real para todo homem vivente de cair no Inferno? Neste caso, por mais desagradável que se possam sentir essas realidades, que possível serviço faço eu para meu próximo ao fazer com que as doutrinas sejam sentidas de modo mais agradável, de maneira que ocultem o perigo eterno em vez de advertir sobre ele? Que importância tem seus sentimentos em comparação com a de se compreender e assimilar as verdadeiras doutrinas para ser plenamente feliz e não completamente atormentado por toda a eternidade – por toda a eternidade?”.
Mas em nosso mundo apóstata, a massa de homens quer somente que se lhes contem fábulas (II Tm. IV, 4) para amortecer seus pecados. O resultado é que para manter o mundo moral em equilíbrio, deve haver um número de almas místicas, conhecidas somente por Deus, que tomem sobre si mesmas agudos sofrimentos por Cristo e pelo próximo, e é muito provável que a maioria delas seja de mulheres.

Kyrie eleison.